sábado, 23 de outubro de 2010

Paradigma de abertura de um novo negócio - I

Ontem fui e minha família a um restaurante italiano próximo à minha casa. O restaurante era muito gostoso, barato e os donos eram as pessoas que cozinhavam, serviam e faziam as entregas. Eram pessoas simpáticas e atendiam bem.
Apesar disto, havia algo de estranho com o restaurante. A rua era movimentada, mas as mesas estavam vazias.

Estavamos em quatro e com o objetivo de nos conquistar como clientes foram-nos servidos diversas entradas como cortesia ( pães, brusqueta e pães exóticos)
Não critico a iniciativa, mas com isto fica evidente que era algo totalmente experimental (tentativa e erro) e não havia o minimo estudo (mesmo que não da administração) da melhor forma de atender o cliente e atrair a clientela.

Associado a isto, a falta de atendentes no local fez com que o atendimento caisse. Num dado momento um dos donos foi fazer uma entrega o que deixo nossa mesa sem atendimento.

Acredito que este restaurante dará certo, se os donos tiverem paciencia. O problema da tentativa e erro sem direcionamento é o tempo que demora para o negócio dar certo, e talvez o suficiente para que sejam obrigados a fecha-lo.

Um comentário:

  1. Tentativa e erro é o que Roriz está fazendo em Brasília para ganhar as eleições. Primeiro candidatou-se. Depois renunciou e colocou a mulher no lugar. Na reta final pensaram em tirar a mulher e colocar o polêmico Alberto Fraga. Isso sim é tentativa e erro!
    :-D

    ResponderExcluir